ácido desoxiranzinzanucleido
Sabe por que velho é ranzinza? Velho é ranzinza. De maneira geral, o espírito do velho é ranzinza. Mesmo aquelas velinhas-palmirinhas todas fofas de oclinhos e cabelo branco, que fazem bolo de cenoura pros netinhos, mesmo elas, dentro delas tem ranzinza. E eu vou explicar pra vocês o porquê, vou elucidá-los com a minha imensa sabedoria.
Acontece que no núcleo das nossas células, tem a fitinha de DNA lá e tem um finzinho do rabinho dela que vai se perdendo com o tempo e ela para de se reproduzir e por isso a gente tem todas as milhares de consequências do envelhecimento: perde colágeno, osteoblasto, neurônio e tudo mais. Isso a ciência e talvez vocês já saibam. Mas o que vocês não sabem é que existe uma fitinha semelhante na nossa mente que vai crescendo e se reproduzindo pra incorporar ao nosso entendimento cada coisa nova que aparece. Para além da aprendizagem, essa fitinha vai dando reboot nas ideias e nós, os jovens, somos capazes de entender e compreender com facilidade todas as novidades do mundo. A gente entende tecnologia, sexualidades, co-living, youtuber, memes, hora da aventura, trisal, bike yellow.
No entanto, essa fitinha, tal qual sua semelhante desoxirrubonucleica, também tem um fim, um momento que bate. Que deu. Um limite. Chega uma hora na vida da pessoa que não dá mais, que as coisas não entram, não adianta. E daí a pessoa pode ser infeliz, reclamar, rechaçar tudo que é novo e explodir de ódio ou ela pode adotar o método egípcio, a serenidade de quem deixa ir, o semblante tranquilo do roomba que ao se deparar com um obstáculo, gira sobre seu próprio eixo e segue aspirando os pós dessa vida maluca.
Penso que sou a última, a roomba. Mas dentro de mim, se olhar bem, tem poeira e ranzinza. Porque TÁ PRA NASCER ALGUÉM QUE ME CONVENÇA QUE TUDO BEM CHAMAR LOL DE ESPORTE E SEXUALIDADE FLUIDA, ENTRE OUTRAS COISAS QUE NÃO VOU NEM MENCIONAR kpop.