eu do passado

Um dia eu quando eu tinha 11 anos, eu tava sentada na praia do Félix em Ubatuba, olhando o mar e me sentindo meio triste porque era final de janeiro e a gente já ia embora. As férias estavam acabando e eu ia ficar aquele tempão sem voltar pra praia.
Aí foi saindo do mar uma mulher alta, com umas pernas fininhas e uma cicatriz na barriga. Veio andando na minha direção, sentou do meu lado e falou:
- Sabe a Rafa?
- Quê?
- A Rafaela, sua amiga.
- Sei. Por que?
- Relaxa. Vocês ainda são amigas.
- Sim, eu sei. A gente é amigas.
- Então mas relaxa, sempre serão.
- Do que você tá falando? Quem é você? PAI!
- Ixi, nem adianta gritar, eles não vão me ver.
- Como assim?
- Eles não vão me ver, eu sou você.
- Você sou eu?
- Sim, eu sou você no futuro. Meu presente. Mas seu futuro.
- QUE HISTÓRIA DOIDA É ESS-
- OLHA MINHAS PERNA, FIA!
- Quê?
- Olha minhas perna, não tá notando a semelhança? Olha o nariz! Olha meu olho, caceta!
- Eita preula.
- É então, mas deixa eu te falar que eu tenho pouco tempo.
- Isso é um sonho?
- Não, um texto do seu blog.
- Que que é blog?
- É tipo um diário que as pessoas colocam na internet.
- Pra qualquer um ler?
- É.
- Que burrice!
- Pois é, você tem um há mais de 15 anos. Gênia. Então... eu vim te falar isso: relaxa. Relaxa porque suas amigas ainda são suas amigas hoje, eu acabei de visitar o nenê da Rafa, e a Lu e a Tati estavam junto. A gente ainda é amiga.
- O Marcondes é o pai?
- Marcondes? Quem é Marc- não, é o Fernando, você vai conhecer ele daqui a pouco. Você vai passar por muita coisa legal, eu vim te falar pra você ficar tranquila. Você vai voltar pra praia. Você vai morar na praia!
- Morar na praia??? AQUI EM UBATUBA???
- Não, em Santos. Mas é na frente da praia!
- Ain, Santos? Tipo na Praia Grande?
- Não, Santos. Santos é uma cidade, Praia Grande é outra. Você vai morar em Santos.
- Que legal! Com o meu marido?
- Não, você é solteirassa.
- Mas nem um namorado?
- Não.
- Ficante fixo?
- Não. Nada.
- Nossa, por que?
- Mas importa isso? VOCÊ VAI MORAR NA PRAIA!
- É mas em Santos!
- Sim, mas você vai amar Santos! Você vai conhecer Santos por causa do navio!
- Que navio?
- Você vai trabalhar em um navio!
- Eu vou ser marinheira?
- Não, navio de cruzeiro!
- Caraca! Que vidão!
- Sim! Bom, não, na verdade você vai trabalhar bastante.
- Muito?
- Sim, umas 70 horas por semana.
- SETENTA?
- É, mas ganha bem!
- Ahhh então eu vou ser rica?
- Então... não exatamente...
- Ué, cadê o dinheiro que eu ganhei no navio?
- Eu gastei.
- VOCÊ GASTOU TODO MEU DINHEIRO?
- Bom. Então. É que tipo. A gente acaba gastando muito porque fica com saudade de casa e tal.
- Eu não vou ter saudade de casa, eu quero viajar!
- Não, você vai. Você inclusive pede demissão de um dos navios mais tops do mundo só por causa de saudade.
- Jura? Que frescura!
- Não era frescura, você tava sensível por causa do tratamento.
- Tratamento?
- É, uma doença muito doida que você descobre, toma uns remédios fodas, ninguém sabe bem o que é.
- Por isso eu tenho essa cicatriz aí?
- Ah não, isso aqui é do câncer.
- CÂNCER????????
- É mas calma! Não é esse horror todo! Sua mãe tá do seu lado o tempo todo!
- E meu pai?
- Ah então... ele morreu.
- COMO MORREU????
- Infartou. Mas CALMA! Tá tudo bem! Você sente a presença dele, a proteção dele. Até fala com ele as vezes.
- EU FICO DOIDA???
- NÃO! Não muito. Um pouco. Não! Você vira umbandista!
- Umbandista?
- É! É uma religião bem daora, você vai gostar. Vai ser super bom pra você.
- É de macumba?
- Sim, mas isso é bom. Calma que você vai ver. Vai ser importante pra você saber lidar com as perdas e com as dores.
- Haja dor, né? Por que você tá fazendo isso comigo? Essa tortura!
- Não, menina, eu vim te falar pra você não ficar triste, que você vai morar na praia. De frente pra praia! E sozinha, no seu apê maneiríssimo!
- Eu comprei um apê?
- Não, sua mãe comprou. Ela meio que te sustenta.
- Ah.
- Mas você vai estudar publicidade mas depois vai fazer psicologia.
- Eu desisto de publicidade?
- Não, você termina!
- Mas faço psicologia?
- É que você não gostou muito de publicidade rs.
- Ah.
- Mas ó! No trabalho do navio, vai conhecer o mundo inteiro, vai viver umas coisas incríveis, vai pro Alasca, pro Havaí, vai ver aurora boreal é os cacete.
- Aurora boreal? *snif*
- É! E você vai PEGAR GERAL. Sério. Você vai passar o rodo em todo mundo. Você vai ter sempre um monte de amigos, vai conhecer muita gente legal e incrível! Vai falar inglês, vai jogar bola, vai até surfar!
- Surfar? *snif*
- Sim, cara! Surfar de verdade! De ficar em pé e tudo! Enxuga essas lágrimas aí, fica tranquila, sua vida vai ser boa!
- E o Gui?
- O Gui casou com uma menina gente boa demais, tá super feliz. A Dani, o Cau, a Carol e o Tharcus também casaram! Todos os primos estão estudando, trabalhando, vivendo a vida. O Felipe teve um filho, o Bernardinho!
- Filho? Que legal! Nossa, imagino o tanto que a Tata deve estar mimando o bebê, né?
- Ah então, a Tata...