Ajuda Luciano

Quando eu fiz cursinho pré-vestibulinho eu lembro do meu professor dizendo que só com o que tem dentro do Vaticano, entre paredes de ouro e obras de arte e tudo, teria dinheiro para acabar com a fome do mundo. Isso me chocou de um jeito tão profundo que eu joguei na sombra, não quis mais pensar nisso. Foi muita informação. 
Recentemente teve a coisa do Mark comprar o Whatsapp. Aí fizeram uma comparação engraçada sobre o que daria pra comprar com os mesmos 16 bilhões de dólares. Claro que eu não sei se isso é baseado em algum dado verdadeiro mas pode ser que seja. E uma das coisas é água potável para o MUNDO INTEIRO (e sobram 6 bilhões!).
Sinceramente, não acho que seja obrigação do Vaticano, do Mark ou de alguém específico. Mas foge da minha compreensão a situação do mundo. Existe dinheiro e tecnologia para prover a TODAS AS PESSOAS DO PLANETA as condições básicas de vida, a base da pirâmide de Maslow. 


O mundo inteiro poderia ter comida e água e um lugar pra dormir. 

Pensando sob essa perspectiva, é muito difícil entender a verdadeira importância de se investir tanto em outras coisas que chegam a ser fúteis. Não são, eu sei. Tudo faz parte. Mas é uma angústia constante saber que o mundo podia ser basicamente um lugar melhor.

Daí tem o Neymar, que tem grana e é um exemplo absolutamente random, que está construindo na Praia Grande um complexo esportivo, educacional e de saúde que deve atender e ajudar 2000 crianças da região onde ele cresceu. É uma coisa que não é pública, mas atende a população de forma gratuita. E cuja administração está sendo feita pela própria família do Neymar, ou pessoas de confiança.
Imagine que o Neymar é um exemplo que vai ser seguido por todos os jogadores dos times da série A do Brasileirão. Seriam 90 mil crianças.
Imagine que outros esportes, outras funções, outras pessoas ricas em geral sigam esse mesmo exemplo. Artistas, CEOs, herdeiros, sei lá. Imagine que cada pessoa direcionasse um pouco da sua grana pra ajudar alguém. E isso fosse algo mundial! Todas as pessoas com grana do mundo inteiro fizessem alguma coisa por 2000 pessoas em algum lugar.

Não é um sonho impossível, né?

(Eu não quis dizer nada com esse post, não é uma crítica a nada nem ninguém. É só um desabafo, de uma vontade cada vez maior que eu tenho de fazer alguma coisa cada vez maior).