A CNN promove a violência?

Como é bom conversar com gente inteligente! Porque gente inteligente não considera sua verdade a verdade absoluta, gente inteligente consegue ouvir, entender, compreender, mesmo sem concordar. E gente inteligente reflete sobre as coisas ao invés de meter o pau cegamente.
Conversando com o Caio, que é um cara inteligente, falamos sobre religião. Eu, Umbandista, de uma religião das mais ~polêmicas~ e ~cheias de tabu~ (por favor, percebam o tom de preguiça nesses termos) e o Caio, ateu. E hoje, o mesmo Caio ateu me mostrou esse vídeo:


Talvez você tenha preguiça de assistir, talvez seu inglês não esteja tão bão. Então eu vou resumir: a CNN, um canal que é quase o Datena dos canais, estava com o tema em pauta O Islã promove a violência?, que era uma discussão do tipo merda fede? porque ora, claro que promove, vamos falar disso incessantemente para intensificar a xenofobia dessa nação maravilhosa.
Mas aí... ah, CNN! Aí eles colocaram ao vivo o Reza Aslan, um escritor iraniano e estudioso sobre religiões, que ARREBENTOU os jornalistas por um simples motivo: não, o Islã não promove a violência. Nenhuma religião promove a violência. Práticas violentas e extremistas, principalmente contra mulheres, são coisas que devem ser extinguidas, claro, mas de todas as religiões, isso não é exclusividade de países de maioria islâmica. Inclusive, a Arábia Saudita é um dos países onde a coisa é mais extrema mas o nome do país nunca é citado, porque a Arábia Saudita é aliada dos EUA nos interesses comerciais. Mas Paquistão está frequentemente na mídia como símbolo de tudo que é ruim e é ruim por que? Porque é Islâmico. Todo mundo sabe que o ISIS é Islâmico, ninguém sabe que KKK era (era?) cristão. Ninguém nunca falou sobre o grupo extremista cristão KKK, mas grupo extremista islâmico, tem pra dar com pau. Por isso a gente tem que pensar sobre as coisas.

Toda generalização é imbecil (menos essa), toda simplificação massacra a verdade. Este é um apelo que dessa vez fala de religião mas vale pra tudo: PROCURE SABER. Pense sobre tudo que você considera certo, sobre tudo que você considera errado. Evangélico não é pastor ladrão e fiel preconceituoso, Budista não é gordinho careca, Umbandista não traz amor em 3 dias, Muçulmano não é terrorista, Católico não é padre pedófilo. Nenhuma religião prega o ódio, nenhuma religião passou ilesa pelos milênios. Não julgue, não seja um imbecil. Não precisa acreditar, não precisa converter mas PRECISA RESPEITAR, PRECISA PENSAR E PRECISA LARGAR MÃO DE SER TROXA. 

Segundo texto da semana que termina com troxa. Flw vlws.