o que eu aprendi hoje

Ontem eu ria quando você me dizia que eu não deixava que me cuidassem.  Você não entendia que não era isso, que eu deixava sim, só que não precisava. Ontem eu não entendia que todo dia eu precisava ser cuidada também. Tanto quanto, nunca seria. Mas eu deixava um pouco. Ontem eu não entendia nem o que eu não entendia sobre tudo isso. 
Ontem vinham me falando há tantos ontens que eu não lembro quando foi o primeiro. Num Centro, num conselho, numa bronca. Me disseram com amor e depois nem tanto, me corriam com ameaças de que o meu estava acabando porque eu dava tudo embora. Minha mãe já dizia que eu doava as roupas depois tinha que comprar novas. Meus guias falavam "se você manda tudo para fora, não fica nada pra dentro". E ontem eu chorava uma angústia incompreendida de quem estava encurralada na certeza de que só sou boa se eu der tudo de mim. Porque se eu guardo mas você precisa, como eu durmo? Como eu durmo sabendo que eu poderia ter feito mais por você? Eu te amo. Ontem eu te amava mais do que a mim. Ontem eu não entendia como não poderia ser assim.

Hoje eu preciso de ajuda. Preciso de você e de vocês, preciso de todos. Eu não saio do lugar sozinha hoje, eu dependo total e completamente de ajuda, inclusive a minha. Hoje eu preciso de mim e eu entendi que era só isso que me faltava. Que eu posso te estender a mão e dividir o pão sem deixar de comer o meu. Eu preciso cuidar de mim com o mesmo amor que eu cuido de você e você vai me ter do seu lado, assim como eu tenho você. Tanto quanto. Não mais. Eu não aguento mais do que você, a gente aguenta igual, a gente se precisa na mesma proporção e eu preciso de mim também. Que gostoso, sério. 
Que incrível brincar de amar a mim mesma, ser minha própria Barbie. Fazer planos de melhorar minha qualidade de vida, imaginar rotinas onde eu preparo sopas gostosas pra jantar em dias onde eu vou me dar ao luxo de não fazer nada. Cortar toda e qualquer responsabilidade a mais e pensar "mas eu quero? acho que não!" e não fazer. Não ir. E tudo bem.

Ontem eu não entendia nada. Hoje eu entendo um pouco mais.

Um salve pra Luísa e Lizandra que me deram as mãos nessa reflexão. Um salve pra esse texto tão gostoso de escrever.