a paciente

A primeira coisa que eu virei quando me tornei paciente foi paciente, de paciência. Essa brisa incrível um dia bateu pela ideia da Liz e de repente muita coisa, quase tudo fez sentido pra mim. Virar paciente é ser absolutamente roubada da sua própria vontade sobre muitas coisas, ser reduzida do seu livre arbítrio primordial. Você, e Freud já cantava essa bola há mais séculos, descobre que não é senhora da sua própria casa. Quem é, né, na verdade? Quem realmente tem controle sobre as circunstâncias de tudo? Mas talvez num diagnóstico meio repentino a coisa seja um pouco mais bruta, sei lá. Quero puxar pra minhas glórias aqui. Porque eu beirava o absurdo da impaciência, eu entrava em parafusinho de metal só de imaginar qualquer situação que fugisse ao meu controle, ao meu tempo, à minha pressa. E que delícia que foi hoje, gente, perceber que eu sarei disso aí, que eu tô melhorando pelo menos, na pura serenidade de enconstar na cadeira e pensar: tem que esperar, né?

É libertador, eu juro. Tomar a consciência de que o tempo não tá correndo contra e que você pode simplesmente pegar um jacaré na onda, seguir em frente. Mesmo que seja uma merda, um tempo de merda. E é, viu! Tem sido! Tempos de cansaço, de inchaço, de não gostar do que eu vejo no espelho. Dias merdas sim, têm tido. Mas que vão passar. Vai desinchar, eu vou emagrecer de novo. O metrô vai passar, uma hora eu chego em casa, eu vou tomar banho sim, vou descansar. Talvez demore, talvez eu sofra, talvez eu pegue DP. Mas vai passar.
E o passar também não é pra desejar o fast foward, não é uma parte que não existe na vida enquanto a vida não acontece. Tudo é importante, tudo tá acontecendo e em cada momento tem aprendizagem também, tem amor, tem refeição. Quando eu poderia aprender a ser amiga do tempo sem a paciência? Quando eu ia saber que a minha maior parceira, minha maior aliada nisso tudo tá aqui, sou eu?
A força vem de fora também. A fé e o amor me movem. Mas movem coisas que eu tenho aqui dentro e eu tô muito feliz.

Falei pra mim hoje. Foi bem bom.