ah para de show

A gente forma coisas na nossa cabeça, a gente constrói realidades inteiras, a gente nutre e vê crescer umas paranóias que alimentamos com fatos e mentiras, regadinho com a ausência da linha que separa uma coisa da outra. Eu faço isso, você também faz. E as vezes essas criações engolem a gente.
Pode acontecer pequeno, pode ser você não indo com o santo de alguém sem muito motivo aparente e cada coisa que a pessoa faz reforça sua opinião. Mas quem nunca passou pela situação libertadora de conhecer a pessoa eventualmente, conversar com ela realmente, e perceber que você estava absolutamente errada. E aí todo o ranço cai, desmancha. Você fica até com vergonha de pensar de onde eu tirei que cê era embuste? 
É tão normal que a gente crie essas coisas e more dentro delas quanto é normal que de vez em quando a criação toda desmorone. Aliás, é saudável. Aliás de novo, esse é o meu conselho-que-ninguém-pediu de hoje: reavalie a paranóia. Hoje. Agora. E eu vou ser mais específica: reavalie a paranóia em relação à Universidade.
Você chegou num ambiente novo, uma nova fase que tem tudo pra ser difícil. Você tá longe dos seus pais, dos seus amigos, da sua casa. Você tem um compromisso em tempo integral, talvez pela primeira vez na vida. É difícil. Dá uns ruim. E na própria Universidade você entra em contato com pessoas que já têm sua própria paranóia, a espalham num discurso bem poético e você, assim como eu, assim como todo mundo, compra esse discurso. Algum discurso. Todo mundo se alimenta do que os outros produzem, só é diferente de quem a gente pega as coisas. Mas assim vamos construindo nossas coisas e vivendo nossa vida segundo alguns pressupostos, né? O conselho então tem a ver com reavaliar esses pressupostos, essas verdades absolutas.
A Universidade tem um monte de defeito mas é importante lembrar que a gente vai pra lá aprender uma profissão, ter contato com um ou vários tipos de conhecimento. E ponto. Não cabe à Universidade ser responsável pela nossa evolução espiritual, nosso encontro soberano com nosso próprio eu, nossa busca pelas respostas do mistério da vida. Nossa subjetividade, nossa essência, nosso tudo-isso-aí-que-você-tá-pensando é responsabilidade nossa. Até a saúde mental, de que se tanto fala: nem a Universidade nem ninguém tem capacidade de sozinhos nos prejudicar quanto à saúde mental. A gente tem que consentir que isso aconteça. Então, se você acha que está sendo passivo em relação à sua própria vida, saúde, felicidade, mude algo em você. Não tente mudar algo fora, não se conforme com o conforto de culpar algo ou alguém. Tá sempre em você. Lembrando que eu estou escrevendo para pessoas que têm minimamente uma condição no planeta parecida com a minha, eu não acho que um refugiado da guerra da Síria tá sofrendo porque é um bunda-mole, obrigada.

AGORA, GENTE.
VAMOS FALAR EM CAPS LOCK UM POUQUINHO.
PORQUE AS VEZES A GENTE PRECISA DE CAPS LOCK PRA SE FAZER ENTENDER.
É TÃO DIFÍCIL ASSIM? MESMO? A FACULDADE? SÉRIO?

PORQUE O PROFESSOR DEU UM TEXTO DE 140 PÁGINAS PRA LER PRA SEMANA QUE VEM MAS VOCÊ REALMENTE ACHA QUE SEMANA QUE VEM NA AULA DE 1 HORA DELE ELE VAI COBRAR O CONTEÚDO INTEGRAL DA PORRA DAS 140 PÁGINAS, GENTE? ELE NÃO VAI. ESSE TEXTO É UMA REFERÊNCIA. SAIBA DO QUE SE TRATA. PONTO.

OS TRABALHOS, SEMINÁRIOS - É TÃO FODA ASSIM PESQUISAR UMA PORRA DE UM ASSUNTO? FALAR PRA SALA DO QUE SE TRATA? ALGUM PROFESSOR EXIGIU JÁ ALGUMA BIBLIOGRAFIA IMPOSSÍVEL DE ACHAR? OU ELES JÁ DÃO TUDO MASTIGADINHO E É SÓ POR NO PPT? SINCERAMENTE?

PROVA! ALGUMA PROVA QUE VOCÊS FIZERAM TINHA ALGUMA QUESTÃO QUE NUNCA FOI ABORDADA EM SALA? PORQUE EU POSSO DIZER COM CERTEZA QUE EU NUNCA PASSEI POR ISSO. EU ESQUECI A RESPOSTA, EU CONFUNDO, MAS SEMPRE FOI COISA QUE TEVE. OU SEJA: ESTANDO NA AULA VOCÊ SABE O QUE VAI TER NA PROVA. ESTEJA NA AULA. ANOTE! NUNCA CAIU NADA EM PROVA COISA QUE SÓ TINHA NO ~livro~ FOI TUDO DADO EM AULA. ATÉ EXIO BIO!

EIXO BIO, GENTE! CARALHO! É DIFÍCIL? ENCARA! TEM 183 MONITORIAS, TEM PLANTÃO, TEM A AULA EM SI, TEM UM MONTE DE JEITO DE GANHAR NOTA, ELES CONSIDERAM CADA VÍRGULA QUE VOCÊ ACERTA E A POOOOOORRA DA MÉDIA É 6!!!
TEM UM MONTE DE DP? SIM, PORQUE EU NÃO TÔ AQUI FALANDO QUE AS COISAS SÃO FÁCEIS, PELO CONTRÁRIO. É DIFÍCIL SIM! E A GENTE TEM QUE SUPERAR AS COISAS DIFÍCEIS. TALVEZ TENHA QUE FAZER A MATÉRIA DE NOVO. UÉ.

PÕE A MÃO NA CONSCIÊNCIA E PENSA QUE O PIOR QUE PODE ACONTECER COM VOCÊ EM UMA MATÉRIA É PEGAR DP! FODA-SE! FAZ DE NOVO! É MEIO CHATO MAS GENTE ??????????? ISSO VAI PREJUDICAR SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL??? PORQUE VOCÊ TERIA QUE FAZER UMA MATÉRIA DE NOVO? VOCÊ NÃO VAI DORMIR POR CAUSA DISSO?

ah para de show.