o treino 5

Eu, mulher esclarecida, vivida, privilegiada, com extenso acesso à informação e à desconstrução, em terapia há quase 1 ano, plena de minhas faculdades mentais e livre de qualquer amarra mais forte com qualquer situação de dependência, estava no chão quase chorando porque não conseguia de jeito nenhum fazer o treino 5, de força e equilíbrio. Me sentindo um lixo, fraca, desequilibrada, incompetente por ter desistido. No dia de repetir o treino, que eu faço às 18h, desde 9h30 eu já estava triste, angustiada porque dali algumas horas eu teria que tentar matar aquele leão de novo, o do dia. E se eu não conseguisse de novo, que tipo de guerreira eu seria? Que não se supera, que não encara os desafios, que quer o gain sem o pain.

- Ai, que sofrimento imbecil, disse uma das minhas personalidades para as outras. E instantaneamente eu passei a me sentir um lixo por ter me sentido um lixo (vem, pode entrar na neurose obsessiva, a água tá ótima!). E agora venho elaborar direitinho aqui, em forma de texto: eu não preciso fazer o treino 5 porque eu não quero fazer o treino 5.

E os incríveis profissionais de educação física que passaram o treino 5 em momento NENHUM disseram que precisava, que não podia pular, que não podia adaptar, que era obrigatório. O treino é uma mera sugestão e eles mesmos disseram que não era pra sofrer, mas eu sofria. Coloquei como obrigatório algo que era completamente opcional, porque a tendência é que as coisas difíceis da vida a gente tenha como obrigatório e as fáceis, opcionais. Assim fica garantido que a classe operária só tudo produz, mas a ela nada pertence. O treino 5 é um símbolo ideológico que está tão impregnado na nossa vida, constantemente sendo reforçado na sua necessidade de ser cumprido, na noção de que o trabalho dignifica o homem e se eu desistir do treino 5, serei indigna. O treino 5 vira o propósito e não o caminho. Desde 2009 Hannah Montana já dizia que não interessa se eu vou chegar rápido no topo, não interessa o que me espera do lado de lá, o lance é a escalada. A vida é o que está acontecendo o tempo todo e não o que te espera depois da reta final, a vida é agora e não no paraíso que vem depois. Acho que tem um pouco de culpa de Deus de ter feito (?) a Bíblia com várias metáforas doidas aí e ter feito o ser humano burro demais pra entender e achar que é tudo literalmente. O paraíso tem que ser aqui, agora. E todo mundo tem que poder entrar, não só quem tem dinheiro. A gente tem que olhar pro irmão do nosso lado o tempo todo e não cotovelar ele pra tentar chegar no topo antes. Até o Naruto, o Sasuke e a Sakura só passaram no teste do ninja quando ajudaram uns aos outros, todo mundo sabe disso. Por que a gente não faz? Por causa do treino 5, que na nossa cabeça fundida a gente acha que é obrigatório. Não é.

Então em homenagem ao lindo dia do trabalho, não vou dizer que ai porque se você ama seu trabalho você num sei o quê de nunca precisar trabalhar - não caia nessa. Não se apaixone pelo seu trabalho não, é exploração. Pode encontrar prazer e propósito no trabalho também mas nunca esqueça do que você precisa fazer e do que você quer fazer. Nunca deixe de questionar se todos os seus obrigatórios são realmente obrigatórios e com qual objetivo. Questione seus objetivos também. Trate o que te faz bem como obrigatório. Por fim, ouça sua ex:




E feliz dia do trabalho!