aviso aos navegantes

Pra você que um dia vai trabalhar em navio, aqui vão umas dicas gratuitas by nat:
Fala tchau pra mamãe, pro papai, pra vovó, pro vovô e pros amiguinhos. Porque mesmo que você volte #dramaqueen você nunca mais volta o mesmo. As mudanças são sutis pra quem te conhece pouco, mas catastróficas pra quem te conhece mesmo. Mas depois de um tempo, volta tudo ao normal. Porque se você é bacana quando embarca, vai continuar bacana. Drogado e prostituído, mas bacana.
Leve fotos, se possível vídeos, das pessoas que você gosta. Você vai sentir falta dos rostos e vozes. Vai sentir falta da comida também, mas não vai morrer de fome não. Dizem que a comida de tripulante é horrível. Mentira. É ruinzinha só. Inclusive, não esqueça de levar chocolates, balas e essas coisas. Nutella, leve nutella.
Como a maioria de nós, filhos da revolução, você nunca deve ter morado sozinho. Então saiba que coisas como sabonete, pasta de dente e shampoo, a gente tem que comprar. Lá não vai ter duende-mamãe pra repor essas coisas magicamente. Mas diferente de mim, não precisa levar sabonete pra 4 meses, tá? Você há de se deparar com mercados pelo caminho.
Anote e guarde em local seguro alguns dos assuntos que você costumava conversar sobre. Isso pode ajudar quando você perceber que ninguém mais agüenta [trema, yeah!] ouvir você falar do navio. É difícil, mas tenta falar da novela, do tempo, sei lá. E Deus proteja os ouvidos alheios o dia que você encontrar com alguém que tava a bordo. É insuportável pra que não foi. Uma delícia pra quem foi. Porque é um jeito de matar as saudades.
Saudades. Você vai MORRER de saudades do navio. De tudo, desde a estampa do carpete [e como tem carpete, meu!] da escada até dos grãos de sal que se formavam nas janelas. Portanto, a palavra é registrar. Fotografe TUDO e TODOS. Filme, se der. Filme situações normais, filme situações anormais. Registre toda a bizarrice que só acontece a bordo. Faça um diário. Faça alguma coisa, mas não deixe passar nada. Lá você enjoa da cor da parede da sua cabine, mas duas semanas depois de descer, uma foto do quadrinho pode te levar às lágrimas. E você nunca mais vai ver noites tão estreladas, pôr-do-Sol tão lindo, chão que balança tanto...

Mas não se iluda, uma hora você cansa. Todo mundo cansa, todo mundo surta, todo mundo chora, todo mundo pede penico, todo mundo quer mamãe. Você vai passar por isso também. O importante é estar cercado de pessoas boas nessa hora. Pessoas que vão te dar força, carinho e vão fazer valer a pena. São as pessoas que fazem valer a pena. Natal em Buenos Aires e Ano Novo em Punta del Este é muito legal, mas não é nada sem as pessoas, que começam como estranhos, passam a ser colegas e antes que se perceba, são sua nova família. Dê valor às pessoas. Esforce-se para estar com elas nos momentos bons e ruins. Vale a pena ficar com sono a manhã toda pra jogar truco de madrugada com a galera de vez em quando. Acredite.

Talvez você vá pra lá recrear, ou cantar, ou dançar, ou limpar, ou servir ou sei lá. Independente do que seja, faça mais do que o seu melhor. Não deixe fatores externos, como o simples cansaço ou eventuais desentendimentos afetar seu trabalho. A bordo de um navio trabalham os melhores. Se você está lá, você é o melhor. Então faça por merecer. Mereça a puta grana que você vai ganhar! #searrependimentomatasse

E reze. Talvez você tenha a sorte que eu tive com a pessoa que vai morar com você. Porque a princípio, você nem se preocupa muito com isso, mas gente, é de se preocupar sim. Essa pessoa é a que vai dormir e acordar com você. Às vezes acordar você. Bêbada. E você tem que amar muito esse ser pra que tudo dê certo. Vocês vão dividir um banheiro! Quer mais intimidade que uma pessoa que toma banho 3 minutos depois que você cagou? Hahahahahahaha! Reze. São 6 bilhões de pessoas no mundo. Reze muito.

Se você vai embarcar, aproveite. Cada. Minuto.