As Cidades

Sempre quis escrever um livro que falasse das cidades que eu conheci. Eu ficava imaginando que eu ia trabalhar no Visions of the Seas e visitar 30 cidades diferentes na Europa. Comprei até um moleskine na esperança de faz um hand job bem feito. E pensando bem, é engraçado e irônico que de todas as cidades maravilhosas que eu conheci, nenhuma fica na Europa.

De qualquer forma, resolvi fazer um post sobre elas. Todas elas. As cidades que eu conheci brincando de trabalhar.

Águas de Lindóia - São Paulo


Tudo bem, eu já conhecia Águas de Lindóia antes de virar recreadora. Mas foi só quando eu comecei a trablhar lá que eu realmente conheci a cidade profundamente. Cada canto, cada detalhe. Águas é uma cidade sensacional. A violência se limita aos que mijam em lugares não apropriados e aos que socam espelhos de carros sem motivo aparente.
Você pode ir com a sua família porque é bonito, tem vários lugares pra conhecer e é tudo bem tranqüilo. Ou você pode ir com a sua galera porque é bonito, tem vários lugares para conhecer e é tudo bem tranqüilo. E tem baladas. Duas. Mas boas.
Peculiaridades: A vodka custa pouco, o energético custa pouco, o bosque é enorme.


Santos - São Paulo


Para muitas pessoas Santos é sinônimo de praia, férias e curtição. Para mim, Santos é sinônimo de shopping, carrefour e calor. Muito calor. Mas devo dizer que não é uma cidade nem um pouco feia, a orla é muito bem cuidada e os restaurantes não são dos piores. Por isso eu entendo as pessoas que curtem.
Peculiaridades: abriga o encontro diário das pessoas mais feias do mundo e é imune a chuva.


Salvador - Bahia


Fui pra Salvador justamente no Carnaval. Sem beber 1/4 do que eu deveria ter bebido, enfrentando 58 tentativas de roubo e estupro e andando cerca de 38% de sua área total. E apesar disso vou te dizer que o que mais me incomodou foi o cheiro de mijo. Salvador é o Brasil, é bonito e é raíz. Tem a malandragem do bem, a malandragem do mal e o cheiro de mijo. Confesso que gostei mesmo assim mas não recomendo o Carnaval. Tudo menos o Carnaval.
Peculiaridades: dá pra enlouquecer no Mercado Modelo de tanta coisa daora que tem lá pra vender e - porra - tem um elevador no meio da cidade. Quer mais peculiar que isso?


Rio de Janeiro - Rio de Janeiro


Olha, não vou ser injusta aqui. O Rio de Janeiro deve ter lugares maravilhosos, bairros maravilhosos, vistas maravilhosas. Mas eu não vi nada disso. O que eu vi foi São Paulo com uma praia. Como se tivesse uma praia na marginal ao invés de um rio fedido. E conheci um taxista russo. Preciso ir pra lá de novo, né? Talvez a vista do morro me inspire. E vai gostar de morro assim na puta que pariu, hein!
Peculiaridades: os táxis são amarelos (que nem no resto do mundo menos na minha própria cidade) e eles têm mangueirinhas molhando a areia da praia pra você não queimar o pé (eu achei isso muito educado).


Buenos Aires - Argentina


A primeira coisa que eu percebi quando fui pra Argentina é que aquela picuinha entre brasileiros e argentinos existe só na cabeça dos brasileiros mesmo. Os argentinos são pessoas bacanas, educadas, que ADORAM brasileiros. E eles são bonitos. Todos. O tiozinho que vende empanadas no chão da praça e que lhe faltam 28 dentes é bonito. Os homens tem cara de homem, a famosa cara de homem que, como diria Elis Regina, me deixas louca. A cidade é também muito parecida com São Paulo mas rola um respeito e um carinho maior. Menos lixo no chão. E mesmo indo no verão, eu não imaginava que fazia tanto calor. Mesmo assim, BsAs é sensacional, come-se MUITO bem e a tal da Quilmes é fera mesmo. Me arrependo até hoje de não ter comprado a camiseta Buenos Funcking Aires.
Peculiaridades: as pessoas não dirigem seus carros, elas competem pra ver que morre primeiro. E eles não sabem fazer batata frita.


Punta del Este - Uruguai


Punta foi construida de Lego em 1903 por Walt Disney porque é uma cidadezinha perfeita. Do tamanho do meu bairro, com praias para todos os lados, comidas boas, bicicletas baratas e leões marinhos. Só tem mansão. Até os apartamentos são mansões uma em cima da outra. Come-se bem também, a água do mar é gélida e venta mais do que em Chicago (eu acho, nunca fui pra Chicago).
Peculiaridades: É uma cidade do Uruguai onde não existem uruguaios - somente argentinos, gaúchos e cruzeiristas.


Itajaí - Santa Catarina



Dos lugares mais sensacionais que existem, Itajaí não tem absolutamente nada demais. É uma cidade normal, com praias normais (apesar da água ser anormalmente agradável), pessoas normais. Não é fabulosa, não tem um parque de diversões, nada. É normal. Mas é foda justamente por isso. O táxi não é caro, a comida em todos os lugares é excelente, as pessoas são educadas, a cidade é sossegada. Perfeita.
Peculiaridades: a moça que vende doce na praia das Cabeçudas é uma enviada de Deus para fazer a gente esquecer a dor e o sofrimento.


Miami - Estados Unidos


Já foi pra Alphaville? Miami é igual. As ruas, os postes, as calçadas, os prédios, tudo parece que foi feito ano passado. É assustador, se você for pensar. Porque parece uma cidade cenográfica. É muito bonita. Não se fala inglês lá, só español. Nas placas, inclusive, vem a informação em espanhol primeiro. Estranho, né? E como todo o resto dos EUA (que a gente conhece dos filmes), cada estabelecimento comercial tem oitocentas televisões, cada uma passando um esporte mais idiota que o outro. E as pessoas aparentemente estão todas assistindo a mesma tv. Então você, assim como eu fiz, deve estar se perguntando PRA QUÊ AS OUTRAS 799 TVs? Pura ingorância. A mesma ignorância que faz eles trazerem uma coca de 2L quando você pede um refrigerante pequeno. E a saladinha que dava pra alimentar catorze africanos por um mês. Ignorância. E não, eu não recomendo Miami ou qualquer lugar dos EUA para ninguém porque você é visto como um micróbio malévolo. Aqui a gente chama as cores dos seres humanos de: negro, branco, pardo e amarelo. Lá eles chamam de: assaltante, branco, latino e SÓ porque se você é oriental, você é latino também. Nojo.
Peculiaridades: lá eles prendem pessoas que pedem demissão e os semáforos são na horizontal.


Labadee - Haiti


Falar que eu fui pro Haiti porque almoçei em Labadee é o mesmo que falar que conhece o Brasil porque almoçou em Noronha. Labadee é um teco de ilha fechado para a Royal Caribbean. Não tem luz elétrica em quase nenhum lugar e tudo que você pode imaginar sobre litoral, lá é mais bonito. Os mares do caribe todo são de um tom de azul indescritível. E mesmo que você veja as fotos, não é igual. Os haitianos são bacanas. A comida é ok. Labadee é um tiquinho mas é um tiquinho do Haiti, então sim, eu já fui pro Haiti.
Peculiaridades: você não entra no mar porque o chão é de recife e dói. Acredite, dói.


Ocho Rios - Jamaica


Ocho Rios é uma cidade que, ao contrário de Labadee, representa a real essência da Jamaica. Porque quando a gente pensa em Jamaica (via @teena_whatever) a gente pensa em reagge, Bob Marley e maconha. E é exatamente isso que tem lá: reagge tocando por todos os lugares, fotos e pôsters do Bob Marley até no papel higiêncio e gente oferecendo maconha como se não houvesse amanhã. Os jamaicanos homens te passam a real impressão de que vão pular em você e te comer a todo instante. As jamaicanas mulheres te passam a real impressão de que você já foi comida pelos maridos e filhos delas então elas estão sempre putas com você. E cada pensamento que você tem lá custa 5 dollars. American dollars. Mas sim, é lindo. As praias, as matas. Lindo.
Peculiaridades: eles chamam maconha de bob marley e acham que brasileiro fala espanhol.


Cozumel - México


Aí sim, chegamos naquela idéia de caribe que todo mundo tem. Praias deslumbrantes, muito sol, calor, gente feliz, musiquinha caribeña, sombreros a venda. Cozumel é sensacional. Queria eu morar lá, viver do mergulho e da ingenuidade dos cruzeiristas. As pessoas são educadas, sorriem quando você diz que veio do Brasil e o táxi é barato. E branco (chupa Rio de Janeiro!). É um lugar foda, que eu recomendo de coração.
Peculiaridades: eles colocam pimenta até no nosso cu e é virtualmente impossível converter a moeda deles pra real - muito complexo mesmo.


Búzios - Rio de Janeiro


Deixei o melhor pro final. Sim, Búzios. A verdadeira cidade maravilhosa. Digna de living the life, oferece tudo que você pode sonhar em um dia vir a querer. Praias mais lindas do mundo, águas quentes, arquitetura charmosa. Lojas de todo tipo, comidas de todo tipo, caipirinhas das mais sensacionais. Você não anda 5 minutos sem conseguir dar um mergulho. Búzios é perfeita. Nem parece Rio de Janeiro.
Peculiaridades: eles têm táxis marítimos que são lanchinhas nenêm que te levam de um lugar ao outro pelo mar.


Pronto, me exibi. Sou metida.
Espero ficar mais insuportável ainda, tendo que dividir posts assim em CONTINENTES. Heh. E espero atualizar em agosto com Bariloche - Argentina.