de olhos bem fechados

A gente se parece tanto e se ama tanto que eu quase perdi você porque eu me perdi de mim. Soltei sua mão na primeira oportunidade, mas é porque eu tava fazendo os meus próprios corres. Tá uma barulheira aqui, né? Uma gritaria. Foi difícil te achar aí escondida. Agora eu preciso que você levante e tente me ouvir. Eu continuo discordando de tudo mas não vim aqui dar o contra de nada. Vim dizer que apesar de tudo eu te entendo. Acho que todo mundo já passou uma parte da festa aí nesse canto, talvez a maior parte da festa. Alguns nunca saíram. Aí, de olhos bem fechados, tapando os ouvidos com as mãos. Por vezes esse é o único jeito de sobreviver e de não enlouquecer, então eu te entendo. Não é fácil virar pra pista, não é fácil abrir os olhos e enxergar o que vem acontecendo no mundo desde que a festa começou. As luzes são muito fortes, machucam. Você fecha os olhos porque se abrir, nada mais faz sentido. É mais fácil negar, de alguma forma achar a culpa e a justificativa que explique o inexplicável, porque a ideia de uma aleatoriedade completa é insuportável. O caos esconde Deus muito bem escondido e talvez seja por isso que a obstinação religiosa é tão cega: é o medo de acordar e Deus não estar mais ali. E se tudo que é mentira de repente for verdade, então todas as verdades provavelmente são mentiras. Você não quer enxergar porque assim parece mais confortável, mas eu preciso que você saiba que tudo está assim porque muita gente está com os olhos fechados também, e nada vai mudar se você não abrir os olhos. Sim, você, especificamente. Levante, desmorone-se. Chore horrores, para os horrores saírem de dentro. A gente quase morre, quase enlouquece e não se iluda porque no final não fica tudo bem. Não tem final. A gente não acostuma com a temperatura dessa água e é insignificante o que você pode fazer por todos. Um quase nada. Mas o mundo precisa do seu quase nada. O seu, especificamente. Levante. Eu sei que mesmo com os olhos bem fechados, as luzes queimam suas pálpebras e suas mãos não conseguem silenciar meu barulho por completo. Você acha que está bem mas é a negação que está te matando. Vem encarar esse monstro logo, porque é só pra isso que a gente veio aqui. Levante.