farabutto

Novela é uma das coisas de que o brasileiro deveria ter mais orgulho. Não há em nenhum outro país essa coisa que a gente tem aqui, essa paixão, essa qualidade, essa tradição. Somos mestres.
Talvez você seja uma daquelas pessoas que acha que as novelas são uma ferramenta alienadora da sociedade. Se for, por gentileza, moa cacos de vidro e introduza em seu ânus. Você sabe bosta nenhuma de sociedade. Porque a novela é um símbolo de muitos significados no cotidiano brasileiro. Ela interage com a sociedade porque se espelha no brasileiro e é onde o brasileiro se espelha. É só ver o tanto de gírias e expressões que viram cotidianas na nossa linguagem diária. Os temas que a novela aborda são temas de conversa e, claramente, temas aos quais as pessoas passam a dar atenção. Além de ser ela própria o assunto das conversas de tantas mulheres (e alguns homens) que trabalham o dia inteiro ou não mas que têm o direito de descansar a mente e o corpo na frente da tv.
Os personagens entram na nossa mente de um jeito muito natural. É quase impossível você assistir uma novela na qual não haja nem um personagem com o qual você se identifique. E quando se identifica, você fatalmente reflete sobre sua própria vida, sua própria situação. Parece bobeira, amiguinhos, mas novela é um grande #ficadica.
Luciana, Silval. Ficadica.

PS: 'Personagem' é um substantivo feminino. Mas eu acho feio e falo 'o personagem'. Foda-se.
PS2: Novela = Globo.