Geração Neverland

- Com a sua idade eu já era casada e tinha dois filhos.
- Com a sua idade eu conhecia o mundo inteiro.

E nessa troca de patadas está contida a essência da diferença entre duas gerações. Minha mãe com a minha idade estava em uma fase absolutamente diferente da minha. Se fosse um caso isolado, chamariam os historiadores, filósofos e as manicures de uma pessoa encostada que ficou pra titia. Mas não sou isolada, somos uma geração.
Não preciso descrever essa geração pra você, querido leitor, porque você muito provavelmente também faz parte dela. Você ainda mora com os seus pais ou pelo menos vê graaaande parte dos seus amigos nessa condição. Você provavelmente não é casado, não tem filhos, fala mais de uma língua e já passou um bom tempo fora do país. Você tem objetivos estranhos, talvez tenha um emprego convencional mas sonha com outra coisa. Sonha e sabe que é possível.
Acho que nossos pais são mais legais que nossos avós. E mais carentes. Os tempos são outros, as coisas são diferentes. A gente quer ter isso tudo de casamento, casa própria, carro e crianças. Mas a gente quer mais pra frente. Ou sei lá, parece que o destino quer mais pra frente. E enquanto a gente espera a gente faz umas doideras pela vida que nossos antepassados (aceitem essa palavra, mãe e pai!) nem jamais sonhariam. A gente faz coisas que nossos avós só balançam a cabecinha assim, sem palavras. Nossos avós, que têm facebook. Ah, o facebook...
Mas é uma geração também carente de desgraças. A gente ouvia tanto as histórias da Ditadura, da força dos estudantes, de partidos políticos. Hoje nada disso existe. O que existe é um governo bundão que alimenta o povo na base da burrice para perpetuar seu reinado. Mas no mundo dos Direitos Humanos não tem exílio nem guerra. Aqui não tem guerra. Daí a juventude que quer brigar e se revoltar escolhe tópicos aleatórios para defender com unhas e dentes. E reclama da novela. 



Como tudo que é diferente, essa geração é intrigante, emocionante. A gente não sabe nunca o que vem por aí. Porque aí é que tá, né? A gente ainda não ficou velho. A gente não sabe se essa coisa desapegada com as regras impostas pela sociedade que não existem mais mas que a gente adora fingir que existem pra que a gente possa viver contra vai dar certo. Ninguém ainda chegou no fim do jogo pra saber se a estratégia funciona.
Mas o que eu vejo é que é que vocês estão comigo nessa, né? Nessa de não envelhecer nunca. Porque eu continuo fazendo aniversários e vendo que o melhor ainda está pra chegar. Tenho a sensação permanente que os melhores anos ainda nem chegaram e eu já fiz tanta coisa. A vida começa aos 30 até que a gente faça 40, lost boys.