Não gosto de gente que julga que suas crenças são melhores ou mais verdadeira que outras. Não gosto muito de discutir religião porque religião não é bem o tipo de coisa que você vai, discute, apresenta fatos e, sei lá, muda a opinião de alguém. Se nego acredita, nego acredita. No que ele quiser. Eu, por exemplo, acredito em tudo.
Mas fé não tem exatamente a ver com religião. As nossas crenças ou descrenças servem para nortear nossa vida num sentido mais geral, de conforto. Porque é um conforto quando a gente reza, por nós ou por outra pessoa. É um conforto saber (ou acreditar, como queiram) que tem algo a mais que a gente não vê e que dá força pra gente em todas as horas. É um conforto sentir-se acompanhado, por quem quer que seja que você acredite que te acompanha. E fé todo mundo tem, ateu ou não. Porque se você está com dor de cabeça e toma um remédio, é porque tem fé que ele vai te fazer melhor. E não me venha com essa de que ah, fez bem porque é cientificamente comprovado por causa dos componentes químicos e o cacete. Efeito placebo é também cientificamente comprovado.
Eu acredito, eu tenho fé, eu tenho religião, eu rezo, eu peço perdão, eu agradeço. Mas isso porque é o que eu quero fazer e me sinto bem fazendo, não porque eu me julgo obrigada a nada. Entendo que os ateus, por exemplo, recebem o mesmo tratamento da vida que eu. Eu não rezo pra ser melhor que ninguém. A vida é uma grande questão de tudo que vai, volta. Essa é a Lei. Acho que ninguém discorda, certo? Se você faz coisas boas, boas coisas virão. Se você faz coisas ruins, coisas ruins virão. É o básico. Não adianta fazer o mau, rezar três Pai Nosso e tá tudo certo, a não ser que você reze para pedir forças para enfrentar a parte do comes around.
Se o cara é ateu então, pra mim que ele tem que ser muito feliz acreditando que não há nada pra se acreditar, cada um na sua. Mas isso não livra ele de ter que fazer o bem para ter o bem, querer o bem para que o queiram bem. Certo? Viajei demais? Amar e respeitar as pessoas, reconhecer as coisas boas que estão na nossa vida e dar valor à elas, isso não é religião né? Não é pregação. Bom, sei lá, eu tinha um tumor de 6cm x 4cm no peito e não tenho mais. Mas isso não vem ao caso, porque isso é pregação.
Amém.