burrice

Burrice, segundo o Pichaellis, é uma doença ou estado de espírito em que não sabemos ou passamos a ignorar algo óbvio. É diferente da burrice normal, sem itálico, que é aquela coisa que as pessoas burras têm. Não não, burrice é outra coisa. Burrice dá em gente de todo tipo, inclusive em gente inteligente. E é aí que está o grande paradoxo do absurdo: uma pessoa inteligente com burrice.
Você provavelmente já viu um caso assim com algum amigo, parente ou até com você. Como uma gripe que nos toma o direito de respirar pelo nariz, a burrice nos faz parar de enxergar, impede que os neurônios façam suas sinapses e aí dá-se a porra toda.
O paciente infectado ou possuído pela burrice começa a ignorar suas características mais importantes e afloradas tais como: inteligência, beleza, caráter, bom humor e etc. Sim, uma pessoa bonita, que pensa, que tem cultura, que é do bem, evoluída, agora se sente na mesma compreensão e na mesma baixeza que uma outra pessoa desprovida de qualquer uma das características citadas. Assim sendo, trata-a como se fossem de um mesmo dado nível e a paciente agora sente-se no dever ou simplesmente vontade de lhe dirigir palavras, dar-lhe importância.


Quando confirmado o diagnóstico, amigos e familiares têm o direito garantido por lei de usar de violência física e verbal contra o paciente. É pra descer a lenha.
Porque o nome que a gente dá pra uma pessoa maravilhosa que gasta seu tempo e energia com vermes não é carência não. É burrice.