tivo um ideia

Genial a pessoa que teve a ideia de representar uma ideia com uma lampadinha acendendo. Porque é exatamente assim que acontece. Como se meu cérebro fosse uma casa com um monte de quartos cheios de coisas. Mas muitos quartos mesmo. Só que eles são todos escuros e não dá pra ver o que tem dentro. Daí eu fico entrando nos quartos perdida, sabendo que tem coisa lá, coisa boa, coisa que eu posso usar. Só que tá tão escuro que eu não consigo enxergar. Sei que tá ali, mas não enxergo.

Aí, uma luz. Uma luz se acende e ilumina tudo. Às vezes a luz acende bem no quarto em que eu estou. Às vezes é no quarto do lado. Outras vezes em outro andar, outro setor, outra unidade, senhora. E eu corro até lá pra ver o que tem no quarto. E pode ser que lá só tenha uma coisinha pequena e, a partir dela, um monte de outras coisas entrelaçadas vão aparecendo. Um plano, uma história. Um ideia.
Mas outras vezes, como ontem, a luz acende em um quarto que tem muitas coisas, muitos outros quartos dentro do quarto. Aí vem o desespero. Porque você tem que tirar as coisas em uma determinada ordem. Senão, não saem as coisas, não se concretiza a ideia. Então eu tenho que pensar muito bem na estratégia de tirar as coisas do quarto. Isso pode levar dias, sei lá. Porque se sair errado, a luz apaga, a ideia morre. E enquanto as coisas não saem do quarto, a luz fica acesa. Outras acendem, o tempo passa e eu até esqueço daquele quarto clarinho. Mas um dia eu lembro. Um dia eu consigo tirar as coisas na ordem certa.
E quando eu conseguir, Rocco, prepare-se para ganhar dinheiro.

N.A: "tivo uma ideia" é como eu falava quando era pequena. E a ideia normalmente envolvia objetos sendo atirados ao telhado.