copy is right

A minha revolta nasceu quando eu assistia tranquilamente meus desenhos na nickelodeon. No intervalo passou uma propaganda que dizia 'maurício vai virar um hippie e ter 4 filhos, aninha vai ser médica bem-sucedida! game of life, um jogo original hasbro!'. Oi? Um jogo original hasbro? Game of Life num é o famoso Jogo da Vida? Jogo da Vida é um jogo que existe antes da invenção da RODA, como assim game of life é um jogo original hasbro? Ainda eles têm a cara de filhadaputa (porque pau num é ofensa) de escrever 'todos os direitos reservados © 2008' como se eles tivesse não só inventado o jogo, mas inventado ele ano passado e não queriam que ninguém copiasse a idéia. Horas depois, ainda assistindo a nick porque minha vida é essa correria mesmo, toca a mesma musiquinha tosca e o cara fala 'vamos brincar de quem é quem? ele tem barba? ele usa óculo? é o hugo! quem é quem, um jogo original hasbro'. Nessa hora eu levantei, peguei meu controle do wii e taquei na tv. Mentira. Mas eu fiquei mais revoltada ainda. Não só a hasbro estava chupando jogos e chamando de seu, ela estava chupando OS MEUS JOGOS FAVORITOS e chamando de seu. Porque cara a cara é o mais original freestyle underground de todos os jogos. E não é um jogo original hasbro porra nenhuma.
Essa sementinha de revolta que se plantou no meu coração floresceu e virou uma árvore carnívora quando eu vi o semi trailer slash teaser do filme Num Sei O Que Lá De Feiurinha, da xuxa e da maior representante de nepotismo dessa e das próximas décadas, sasha. Porque eu vi o quê? 4 segundos do pseudo-filme e meu, é o Encantada da Disney all over again. Só que pior, porque Encantada é um puta filme lindo de chorar que deixa a gente com a música como ela sabe que a ama? na cabeça pra sempre. Super vou bloquear a Xuxa do meu twitter. Ela não merece falar comigo nem com o meu anjo.
O foda é que em ambos os casos - jogos e filme - o objeto da cópia é algo conhecido do público, sabe? Não é que alguém foi lá e copiou alguma coisa que é famosa só no interior da Lituânia. E se a gente sentar aqui pra listar tudo o que brasileiro ridículo copia, vira tese de mestrado. Mas o que mais me revolta mesmo é que as pessoas engolem e acham graça. Basta ver o caso gentili/bastos/meucu pra entender que as pessoas num têm muito filtro do que é bom e do que não é. Seja sincero consigo mesmo, amigo leitor, ALGUMA piadinha que esses caras contam vocês NUNCA tinham ouvido? Nem nada parecido? Jura? E assim, eu num sou contra todos os humoristas do mundo, não mesmo. O terça-insana por exemplo, eu acho GENIAL. Sabe por quê? Porque os caras pelo menos tiveram a capacidade de criar um personagem e criar um personagem é foda de difícil. Aqueles caras são bons mas eles começaram essa onda infernal de falar merda na frente de um microfonezinho e o povo achar graça. Os Melhores do Mundo também são bão. Mesma coisa, criaram uma história, um contexto. Aí sim. Mas subir no palco e falar que 'Como eu sei que to ficando velho? As crianças na rua andam me chamando de tio' simplesmente não tem graça. Desculpa, se você acha muita graça nisso, reconsidere a rehab.
E às vezes as pessoas nem sabem que são vítmas da chupação descarada brasileira. Você que já riu com algum quadrinho do ABRE ASPAS Dr. Pepper FECHA ASPAS saiba que o vagabundo que faz isso simplesmente copiou e piorou as idéias do cyanide&happiness. O Brasil é um poço fedorento de cópias babacas. Por isso pense 89 vezes antes de criticar aquelas pessoas que tanto admiram coisas gringas. Porque assim, só um toque, Improvável é legal e tudo mas The Drew Carey Show já existia antes da gente ter pêlo no suvaco.
Acho que inspirar, citar, parafrasear é válido. A gente pega coisas das mais diversas fontes, mistura e cria uma coisa nova. As pessoas têm que se acostumar a criar, mesmo que seja uma besteirinha. E, para criar, sair de um ambiente viciado é o primeiro passo. Vá ler livros, copie coisas de lá. Pelo menos você vai ter a certeza que ninguém nunca vai saber da onde você tirou isso. :)
E imitar o Fred Mercury Prateado não é criar nada de novo. Ficadica.