Fases do Luto - Vol. 2

CHOQUE
Eu estava sentada nos degraus de uma loja de roupas da Rua José Paulino. Falei com a Thais no celular e, depois de desligar, dá pra contar nos dedos as palavras que eu falei o resto do dia. Contar nos dedos. Do Lula.

NEGAÇÃO
Cheguei em casa e fui tomar banho. Um banho de mais ou menos 45 minutos que foi o mais puro choro. Chorei, não conseguia fazer mais nada. Chorei até cansar e quando cansei, sentei pra chorar mais. Fazia tempo que eu não chorava tanto. Pelo menos não sóbria.

RAIVA
Resolvi pedir explicações pro travesseiro, pra Deus, pra todos os Santos, pro ar, pro teto do meu quarto. Eu explicava pra eles todas as milhares de razões que eu tinha pra estar com raiva e exigira algum tipo de esclarecimento, resposta, explicação. Porque assim, não é possível. Entrei na velha história do por que eu? por que comigo? E não lembro quando parei de chorar (agora de raiva) e dormi. Acordei com o rosto (mais) inchado e sonhei que tinha batido a cara no muro. Num foi lá um sonho tão irreal, né?

DEPRESSÃO
Passei os dias num silêncio incomum, gostando muito de ficar quieta e evitando perguntas. Perguntas. Domingo encontrei metade da minha gigante família. Todos lindos disseram que rezaram por mim e estavam felizes de me ver bem. Bem? E eles perguntavam - todos, sem excessão - e o navio? Aí eu queria chorar mais porque não há limites para o tanto que eu consigo chorar com esse assunto. Porque eu não vou pro navio.
E você que está aí em casa assistindo o nosso programa, deve estar pensando que eu sou uma grandissíssima filhadaputa porque eu acabei de escapar de uma cirurgia onde - palavras de minha mãe - iam me serrar no meio e tô aí me dando ao luxo de chorar porque não vou embarcar. Pois é, eu sou uma filhadaputa mesmo. Todas as pessoas me dizem que eu tenho que ficar em casa pra melhorar, como se melhorar fosse uma atividade. Não é. Eu simplesmente acordo e não faço nada. Sonho dourado de você aí que acorda super cedo e vai pro seu trabalho super chato num ônibus super lotado pra ganhar super mal, né? Pois é o pesadelo de quem tem paixão pelo que faz e o faz nos lugares mais lindos que existem, ganhando uma bela grana. É o meu pesadelo: não embarcar. Cada um tem sua babaquice, essa é a minha.

ACEITAÇÃO
You have got to be kiddin' me.